Doenças da retina e a importância da conscientização
Milhares de pessoas no mundo são afetadas por doenças da retina, por isso a conscientização sobre a saúde dos olhos é fundamental. O Dia Mundial da Retina tem como objetivo alertar a sociedade sobre a importância desse órgão para a acuidade visual, já que alterações podem levar à redução da visão e até à cegueira.
Doenças da retina mais comuns
Entre as doenças a mais frequentes estão:
- Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
- Retinopatia Diabética
Além delas, existem doenças de caráter genético, como Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt e Síndrome de Usher.
Doenças hereditárias da retina
As doenças hereditárias da retina, como a Retinose Pigmentar, a Doença de Stargardt e a Síndrome de Usher, podem afetar adultos e crianças, causando perda irreversível da visão ao longo do tempo. Em alguns casos, essas doenças aparecem combinadas com outras anomalias em diferentes órgãos, caracterizando síndromes, como a de Usher, que envolve também a perda auditiva.
Prevenção das doenças da retina
As retina são, na maioria dos casos, silenciosas e quando percebidas já provocaram danos irreparáveis. Por isso, avaliações e consultas periódicas com o oftalmologista são essenciais como forma de prevenção.
Tratamento e acompanhamento médico
O acompanhamento com o médico especialista é indispensável, pois somente ele poderá indicar os exames e tratamentos adequados para cada caso. No Hospital de Olhos do Paraná, você encontra oftalmologistas referência em diversas especialidades.
Dr. Carlos Augusto Moreira Neto é especialista no diagnóstico e tratamento da catarata e das doenças da retina. Agende sua consulta
