HOPR

Rua Cel. Dulcídio, 199
Batel . Curitiba-PR

Telefone

(41) 3225-6193

WhatsApp

(41) 99244-2015

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) atinge 3 milhões de idosos no Brasil

07/09/2025

“Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

O que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença progressiva da visão que começa por volta dos 70 anos e piora com o tempo. A cura ainda não existe, mas há tratamentos como injeções com antiangiogênicos e uso de vitaminas com zinco e luteína, que ajudam a estabilizar o problema.

DMRI: principal causa de perda visual em idosos

A DMRI atinge cerca de 3 milhões de idosos no Brasil e é considerada a principal causa de perda visual entre pessoas da terceira idade. Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, esses números tendem a crescer ainda mais.

Como a DMRI afeta a mácula da retina

A DMRI ocorre na mácula, região central da retina responsável pela visão de detalhes. As células fotorreceptoras da mácula convertem a luz em impulsos elétricos enviados ao cérebro pelo nervo óptico. A perda da visão central acontece quando essas células são degeneradas.

Sintomas da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Nos estágios iniciais, a DMRI pode não apresentar sintomas. Em alguns casos, há embaçamento da visão central durante atividades como leitura ou costura. Com a progressão, manchas podem surgir no campo visual central. Geralmente, quando um olho é afetado, o outro também desenvolve a doença. A gravidade da perda visual depende do tipo de DMRI (seca ou úmida) e da rapidez no diagnóstico e início do tratamento.

Fatores de risco da DMRI

Alguns fatores aumentam o risco de desenvolver Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI):

  • Idade avançada
  • Genética
  • Exposição à luz solar
  • Hipertensão
  • Obesidade
  • Dieta rica em gorduras e pobre em frutas e verduras
  • Tabagismo

Tratamentos para DMRI

Atualmente, existem tratamentos para a DMRI úmida, como injeções de medicamentos antiangiogênicos. Além disso, estudos avançados buscam impedir que a DMRI seca evolua para estágios mais graves.

Dr. Carlos Augusto Moreira Neto é especialista em doenças da retina como a Degeneração Macular Relacionada à Idade. Agende uma avaliação.